Tarte de Amora


Agosto-mês de framboesas,de amoras, figos...sinónimo de férias para muitos portugueses, incluindo eu, que fui passar uma semana a S.Martinho do Peso, terra da minha avó materna.


Apanhei boleia de uns tios meus e seguimos viagem até Vila Real, onde almoçamos, e depois continuamos até S.Martinho do Peso.
Mal cheguei fui explorar a aldeia e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a amoreira que havia à beira da casa dos meus avós e a quantidade de arbustos de amora silvestre. 

Desde aí não pensei em mais nada senão o que iria fazer com tantas amoras e é aí que surge esta receita. 


Tarte de Amora
Para a base da tarte:
300 g de farinha
150 g de manteiga
1 ovo
leite q.b.
100 g de açúcar em pó
Para o recheio:
200ml de leite
1c.sopa de farinha maizena
5 c.sopa de açúcar amarelo
4 chávena de amoras (usei amoras silvestres e de amoreira)

Comece por fazer a base da tarte. Junte a manteiga, a farinha e o açúcar num recipiente e usando as pontas dos dedos trabalhe a massa até obter uma mistura que se assemelhe a migalhas. Nesta altura junte o ovo e vá misturando leite até que se forme uma massa. Leve ao frigorífico durante 20 minutos antes de a estender, colocar numa forma rectangular e levar ao forno a 200ºC até estar ligeiramente dourado.
Aqueça o leite com o açúcar numa panela. Entretanto numa tigela dissolva a farinha com um bocadinho do leite e junte ao leite na panela e mexa constantemente. Assim que o leite começar a obter uma consistência cremosa, retire do lume, junte 1 chávena de amoras esmagadas e misture. Coloque o leite creme na base da tarte e deixe arrefecer. Para finalizar cubra a tarte com amoras. Sirva fresco.

Sem comentários:

Enviar um comentário